domingo, 15 de maio de 2011

Mary Kay, a Diva de Cadillac cor de rosa

Talvez você tenha ouvido falar dessa marca de maquiagem chamada Mary Kay, mas talvez você não saiba de onde veio esse nome: o mesmo da sua fundadora Mary Kay. Se você é uma dessas pessoas que se chamam de feminitas e berram por todo canto que maquiagem é algo criado para domesticar as mulheres, crie vergonha na cara e torre tudo em Mary Kay para ver como uma feminista de verdade é.
Ela vendia maquiagem. Ela usava cor de rosa. Ela tinha um carro cor de rosa. Ela foi a maior empresária de sécilo XX!
Biagrafia do site www.mundodasmarcas.blogspot.com

Ao longo dos anos, muitos empreendedores de sucesso se destacaram, mas nenhum como a lendária Mary Kay Ash. Mesmo sem estar presente entre nós desde 2001, suas palavras de sabedoria e lições de vida continuam inspirando e sendo uma fonte de motivação em todo o mundo. Ela foi responsável por um marco incomparável no mercado corporativo americano e por proporcionar oportunidades para milhares de mulheres. Mary Kathlyn Wagner nasceu em 12 de maio de 1918 e cresceu em Houston no estado do Texas. Aos sete anos, ela já cuidava de seu pai que se encontrava muito doente, enquanto sua mãe trabalhava 14 horas por dia em um restaurante da cidade. Além de cozinhar e limpar a casa, Mary Kay ganhou troféu em datilografia e debate, e foi a grande campeã de vendas de cookies (biscoitos) sobre todas as alunas da Girl Scout em eventos para a escola. “As palavras da minha mãe foram o tema da minha infância”, dizia ela. “Elas estiveram comigo durante toda a minha vida: Você pode”. Sozinha, criou seus três filhos e dedicava parte de seu tempo estudando em uma faculdade local - até que um teste de aptidão lhe mostrou grande habilidade para vendas.

Depois de sua decisão em empenhar-se completamente na área de vendas na Stanley Home Products, uma empresa de venda direta de produtos para casa, ela iniciou sua trajetória de sucesso começando por sua meta de venda semanal escrita no espelho de seu banheiro. Com três agendamentos para demonstração por dia, ganhou tantos prêmios de vendas, que precisou comprar uma caixa para guardá-los em seu armário. Na empresa chamada World Gift, quebrou ainda mais recordes em vendas, onde se tornou Diretora Nacional de Treinamento. Entretanto, sob um mundo corporativo masculino onde seus companheiros de trabalho eram promovidos com o dobro de seu salário, tomou novas decisões em sua vida. Depois de 25 anos trabalhando em empresas de venda direta, ela decidiu se aposentar. Aposentada em 1963, em apenas uma semana, começou a escrever um livro sobre como deveria ser a evolução de uma carreira para as mulheres. Após terminar o livro, ele se tornou o plano de marketing para a empresa ideal de seus sonhos. Depois de comprar a fórmula para um produto de cuidados para pele que ela sempre utilizava, Mary Kay, com a ajuda de seu marido para operacionalizar seu negócio, passou a recrutar amigas para serem consultoras de beleza independentes para a nova empresa. O sucesso foi uma questão de tempo.

Até os dias de hoje, Mary Kay é carinhosamente lembrada como a criadora de um sistema de reconhecimento para mulheres, incluindo produtos de alto valor e o famoso Cadillac cor-de-rosa. Ela escreveu ao longo de sua vida três livros, todos grandes campeões de vendas. Sua autobiografia, “Milagres que Acontecem”, vendeu mais de dois milhões de cópias em muitas línguas no mundo todo. Sua filosofia de negócio, apresentada no livro “Mary Kay on People Management”, continua sendo uma espetacular fonte de sabedoria, além de ter se tornado bibliografia de muitos cursos universitários de renomadas escolas, como Harvard e Wharton nos Estados Unidos. O terceiro livro, “You Can Have It All”, lançado em agosto de 1995, alcançou o status de livro mais vendido em poucos dias. Uma oradora dinâmica, uma mulher motivadora, uma empresária. Ela morreu no dia 22 de novembro de 2001. Mary Kay foi reconhecida por suas conquistas por meio de numerosas premiações e honrarias como a maior mulher empreendedora da história dos Estados Unidos, segundo a Universidade de Baylor em 2003; título de “A Mulher de Maior Destaque na Área Empresarial no Século XX” concedido pela Lifetime Television em 1999; e uma das 25 mulheres americanas mais influentes em 1985 pelo The World Almanac and Book of Facts.
Viram que Diva ela foi? Mostou para o mundo todo algo que muitas mulheres teima em criticar: para ser respeitada você não precisa ser masculina. Para ser respeitada, para ter autoridade ela mostrou que tudo o que uma mulher precisa é ser feminina, criou uma empresa feita por mulheres para as mulheres, brigou e ganhou espaço no mercado. Ser feminina, essa foi a base do império dela, Mary entendeu como as mulheres trabalhavam e criou um programa em cima disso. Uma administração cor de rosa. Ela foi uma verdadeira dama na sua época.
Sobre o carrinho lindo dela: depois de abrir a sua empresa ela foi à uma loja da cadillac e escolheu um carro, tirou o seu estejo de maquiagem, mostrou a capa rosa e disse para o vendedor que queria um carro naquela cor.

Um comentário:

  1. de fato, feministas PODEM SIM usar maquiagem! Mas nunca são escravas dela, nunca usam-na para "esconder defeitos", e sim para realçar qualidades =)
    ótimo post, seu blog é mto legal!

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